segunda-feira, 14 de junho de 2010

Instantes

"Se pudesse viver de novo a minha vida,
Tentava dar mais erros da próxima vez,
Não tentava ser tão perfeito,
Relaxava mais.
Seria mais tolo do que fui.
Na verdade, levava muito pouca coisa a sério.
Seria menos higiénico.
Corria mais riscos,
Viajava mais,
Contemplava mais entardeceres,
Escalava mais montanhas, nadava em mais rios.
Ia a muitos outros lugares onde nunca fui,
Comia mais gelados e menos favas,
Teria mais problemas reais e menos imaginários.

Fui daquelas pessoas que viveu sensata e
Plenamente, cada minuto da sua vida;
É claro que tive momentos de alegria.

Mas, se pudesse voltar atrás, tentava
Viver apenas os momentos bons.

Porque, se não sabem, é deles que a vida se faz;
De momentos apenas; Não percam o agora.

Eu fui daqueles que jamais
Ia a lado algum sem um termómetro,
Uma botija de água quente,
Um chapéu-de-chuva e um pára-quedas;
Se pudesse voltar a viver, viajava mais leve.

Se pudesse voltar a viver,
Começava a andar descalço no começo da Primavera
E andaria descalço até ao fim do Outono.
Dava mais voltas de carrossel,
Contemplava mais madrugadas,
E brincava com mais crianças,
Se tivesse uma vida à minha frente, outra vez.

mas já viram que tenho 85 anos
E sei que estou a morrer."

Jorge Luis Borges, 1899-1986

Nenhum comentário: