sábado, 8 de dezembro de 2007

Como tudo começou

Ontem tive uma visão fantástica.
O X estava gordinho, bem disposto, pele hidratada, com capacidade de expressão verbal e com maior amplitude de movimentos. Fantástico!
Tudo começou numa bela saída de terreno em que após a visita de uma pessoa a uma pensão do Porto a equipa foi confrontada com o facto de existir o X com SIDA, acamado e completamente dependente. Não tinha as mínimas condições no quarto em que se encontrava.
Era o pico de Verão e tinha uma garrafa de água ao sei lado, garrafa que nada lhe valia uma vez que não conseguia pegar nela.
Escorria suor, estava completamente encharcado em urina. O quarto cheirava mal, pouco se mexia. Foi assim que o fomos encontrar uns dias depois. Demos-lhe banho, levantámo-lo para uma cadeira de rodas onde foi alimentado. Ajudámo-lo a fumar (único vício que ainda tinha) pegando no cigarro e colocando-o na sua boca.
Após múltiplos esforços de uma verdadeira equipa de multidisciplinar de operacionais e voluntários foi possível encaminhar o X para uma Unidade de Cuidados Continuados onde recuperou uma parte da sua qualidade de vida. Meses mais tarde, após reunir condições foi para um lar.
Fomos visitá-lo ontem ... O X estava gordinho, bem disposto, pele hidratada, com capacidade de expressão verbal e com maior amplitude de movimentos. Fantástico!

Nenhum comentário: