domingo, 19 de julho de 2009

Maturidade


Ora aí está uma palavra que nunca pensei causar-me tanto mal estar quando proferida de modo errado. Dizem que as palavras são como facas e que depois de proferidas não há como as retirar - VERDADE.

Ora, começando numa pesquisa pelo google, paro logo na primeira: http://www.geocities.com/Athens/Atlantis/3149/lererefletir/maturidade.htm
"Maturidade é a habilidade de controlar a ira e resolver as discrepâncias sem violência ou destruição." - claro que sim. Sem violência ou destruição. Mas e como se resolve a frustração e a desilução face a uma calúnia? Será que pelo simples facto de dizermos que não a gostamos de a ouvir/ler e de demonstrarmos emocionalmente esse desapontamento estamos a ser imaturos? (Não me parece)

"Maturidade é paciência; e a vontade de deixar para depois o prazer imediato em favor de um benefício a longo prazo." - planeamento, planeamento. Concordo. Estou em pleno nessa onda.

"Maturidade é perseverança; é a habilidade de levar um projeto ou uma situação adiante, apesar de forte oposição e retrocessos decepcionantes." - Ora nem mais! Aqui me encaixo a 100%. Apesar de todas as contrariedades e mesmo apesar de não seguir aquilo que os outros acham. Além de maturidade é a identidade. A minha identidade.

"Maturidade é a capacidade de encarar desgostos e frustrações e derrotas sem queixa nem abatimento." - pois, gestão de emoções. Processo muito complicado. Será que há por aí alguém maturo a este nível? Se há que se apresente e diga ao mundo a receita milagrosa :)

"Maturidade é humildade; é ser suficientemente grande para dizer me enganei; e, quando está correta, a pessoa madura não necessita experimentar a satisfação de dizer: "te falei"." - Need I say more? Sempre me regi por esta lei. Aliás, como corrigimos os nossos erros (quando os depreendemos como tal) se não os admitimos? Assim sempre aprendemos alguma coisa. Certo?

"Maturidade é a capacidade de tomar uma decisão e mantê-la; os imaturos passam suas vidas explorando possibilidades, para, no fim, nada fazerem." - Outro ... ora nem mais!!

"Maturidade significa confiabilidade: manter a própria palavra, superar a crise; os imaturos são os mestres da desculpa, são os confusos e desorganizados; suas vidas são uma mistura de promessas quebradas, amigos perdidos, negócios sem terminar e boas intenções que nunca se convertem em realidade." - 3ª vez ... mais nada!

"Maturidade é a arte de viver em paz com o que é impossível mudar" - outra dificuldade, mas nada que não se consiga gerir. De qualquer modo, aqui em certos aspectos e áreas da minha vida, posso dizer que até estou muito bem lançada

Então o que é a maturidade? Na minha opinião um processo "que se percorre caminhando". Faço parte desse processo? Sim.

Posto isto, tenham em atenção QUANDO a proferirem. Porque se o outro que a ouve chegar à mesma conclusão que eu ... fica mais forte!

Nenhum comentário: