No outro dia partilharam comigo uma história. Uma história bastante interessante que tinham lido no jornal.
Como quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto ... vou só fazer-vos um pequeno resumo:
Era uma vez um capitão que se viu perante uma chamada de atenção por parte do seu superior hierárquico. Um dos seus subalternos tinha cometido uma falta gravíssima e não se tinha assumido.
O superior resolveu então castigar todo o pelotão - prendeu todos.
Perante tal decisão o capitão optou por ir também preso.
Como se imagina, ao fim de algum tempo já estavam todos soltos!!!!!
Será que temos chefes assim? Dispostos a defender-nos custe o que custar?
Será que algum dia também eu vou ser assim?
vul.ne.rá.vel adjectivo. Que se encontra susceptível ou fragilizado numa determinada circunstância
Quem nunca se sentiu? Quem nunca viu alguém?
Este blog trata disso mesmo de pessoas que são, foram, estão vulneráveis.
Somos nós, eles e ainda os outros.
terça-feira, 28 de julho de 2009
domingo, 19 de julho de 2009
Maturidade

Ora aí está uma palavra que nunca pensei causar-me tanto mal estar quando proferida de modo errado. Dizem que as palavras são como facas e que depois de proferidas não há como as retirar - VERDADE.
Ora, começando numa pesquisa pelo google, paro logo na primeira: http://www.geocities.com/Athens/Atlantis/3149/lererefletir/maturidade.htm
"Maturidade é a habilidade de controlar a ira e resolver as discrepâncias sem violência ou destruição." - claro que sim. Sem violência ou destruição. Mas e como se resolve a frustração e a desilução face a uma calúnia? Será que pelo simples facto de dizermos que não a gostamos de a ouvir/ler e de demonstrarmos emocionalmente esse desapontamento estamos a ser imaturos? (Não me parece)
"Maturidade é paciência; e a vontade de deixar para depois o prazer imediato em favor de um benefício a longo prazo." - planeamento, planeamento. Concordo. Estou em pleno nessa onda.
"Maturidade é perseverança; é a habilidade de levar um projeto ou uma situação adiante, apesar de forte oposição e retrocessos decepcionantes." - Ora nem mais! Aqui me encaixo a 100%. Apesar de todas as contrariedades e mesmo apesar de não seguir aquilo que os outros acham. Além de maturidade é a identidade. A minha identidade.
"Maturidade é a capacidade de encarar desgostos e frustrações e derrotas sem queixa nem abatimento." - pois, gestão de emoções. Processo muito complicado. Será que há por aí alguém maturo a este nível? Se há que se apresente e diga ao mundo a receita milagrosa :)
"Maturidade é humildade; é ser suficientemente grande para dizer me enganei; e, quando está correta, a pessoa madura não necessita experimentar a satisfação de dizer: "te falei"." - Need I say more? Sempre me regi por esta lei. Aliás, como corrigimos os nossos erros (quando os depreendemos como tal) se não os admitimos? Assim sempre aprendemos alguma coisa. Certo?
"Maturidade é a capacidade de tomar uma decisão e mantê-la; os imaturos passam suas vidas explorando possibilidades, para, no fim, nada fazerem." - Outro ... ora nem mais!!
"Maturidade significa confiabilidade: manter a própria palavra, superar a crise; os imaturos são os mestres da desculpa, são os confusos e desorganizados; suas vidas são uma mistura de promessas quebradas, amigos perdidos, negócios sem terminar e boas intenções que nunca se convertem em realidade." - 3ª vez ... mais nada!
"Maturidade é a arte de viver em paz com o que é impossível mudar" - outra dificuldade, mas nada que não se consiga gerir. De qualquer modo, aqui em certos aspectos e áreas da minha vida, posso dizer que até estou muito bem lançada
Então o que é a maturidade? Na minha opinião um processo "que se percorre caminhando". Faço parte desse processo? Sim.
Posto isto, tenham em atenção QUANDO a proferirem. Porque se o outro que a ouve chegar à mesma conclusão que eu ... fica mais forte!
Assinar:
Postagens (Atom)