quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Dia 17 de Outubro

Porque não foi publicado na comunicação social e vale sempre a pena ler!

COMUNICADO DE IMPRENSA
Porto, 17 de Outubro de 2007
Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza:

Apoio às Pessoas Sem-Abrigo do Porto por Médicos do Mundo.
Os últimos meses têm sido acompanhados pela diminuição da capacidade de resposta por parte das instituições à problemática da população sem-abrigo da cidade, ou pelo seu encerramento completo, ou pela diminuição das actividades desenvolvidas por falta de verbas. Desde logo, quem fica mais prejudicada é a população beneficiária, que, com as respostas a escassear, registará uma evolução negativa no seu processo rumo à reintegração social.
Não obstante as dificuldades, de Janeiro a Setembro de 2007, o projecto Porto Escondido da Delegação Porto de Médicos do Mundo prestou apoio efectivo a 583 pessoas, sendo que 75 delas já são co-responsáveis pelo seu projecto de vida, estando numa etapa evolutiva rumo à reinserção social. Desde Abril de 2002, o projecto perfez um total de 1200 utilizadores contactados desde o seu início.
Em 2007, objectivo tem sido aumentar o acesso dos utilizadores aos meios de inclusão social no âmbito dos quatro níveis de actuação (prevenção dos riscos da exclusão, emergência social, transição e integração permanente). Os principais tipos de intervenção na esfera dos cuidados de saúde, higiene e conforto, educação para a saúde e apoio social e psicológico (ver gráfico abaixo).
Num trabalho realizado em Janeiro deste ano, encontramos o seguinte perfil de pessoa sem-abrigo: sexo masculino; entre os 20 e 40 anos;Português; 4.º ano de escolaridade; desempregado; tempo médio de permanência como sem-abrigo: entre 1 a 5 anos; a viver em espaços públicos; com problemas de documentação (contumácia e sem documentação); com algum apoio social (Segurança Social e Fundação para o Desenvolvimento Social / projecto “Porto Feliz”); recursos financeiros: 100 a 200€/mês; e problemas de saúde relacionados com consumo de substâncias, problemas neuro-psiquiátricos e dentários.
Todos – governo e sociedade civil – devemos apostar no investimento em termos de reinserção social em relação às pessoas sem-abrigo que se encontram nessa condição, particularmente, há menos de um ano. Por isso, é fundamental a continuidade dos projectos existentes.

Lutamos contra todas as doenças, até mesmo a injustiça...
Para mais informações, contactar:
Projecto Porto Escondido (Delegação Porto, Médicos do Mundo)
Telefone: 22 9039064
Telemóvel: 96 8702491

Médicos do Mundo é uma Organização Não Governamental de ajuda humanitária e
cooperação para o desenvolvimento, sem filiação partidária ou religiosa. Em Portugal, a
organização foi fundada em 1999, fazendo hoje parte da Rede Internacional Médicos do
Mundo, constituída por 12 delegações (Argentina, Bélgica, Canadá, Chipre, Espanha, Estados
Unidos da América, França, Grécia, Itália, Portugal, Suécia e Suíça).